A maioria dos problemas que ocorrem na caixa de transmissão são decorrentes de mal uso e falta de manutenção. Aqui vão algumas dicas que o operador deve ter em mente sempre que for usar algum equipamento.
Sempre mantenha o nível adequado de óleo. Se o nível estiver baixo, os rolamentos não irão estar devidamente lubrificados. Se o nível estiver acima do adequado, irá gerar calor e operar em altas temperaturas causará danos ao sistema de selagem da caixa.
Verifique a folga nos eixos de entrada e saída. Se houverem folgas, pode ser um sinal de desgaste do rolamento ou uma mudança na configuração de pré-carga do rolamento. Folgas em excesso irão causar problemas de vazamento, levando a perda de lubrificação e resultando em danos nos rolamentos e engrenagens. Na maioria dos casos, a pré-carga do rolamento pode ser redefinida eliminando toda a folga radial, seja recolocando os calços ou apertando a porca de ajuste do rolamento.
A maioria das caixas de transmissão necessitam de um respirador para que a pressão que se forma dentro da caixa possa ser dissipada. Cheque periodicamente se o respirador está funcionando devidamente. Se a pressão interna aumentar, irá romper os selos causando perda de óleo e problemas nas estruturas internas.
A Woods Equipamentos recomenda que cada troca de óleo seja realizada após 100 horas de uso. Isso irá eliminar resíduos internos que podem ter ficado na carcaça durante a fabricação ou entrado durante o uso no campo.
Todas as nossas caixas de transmissão tem 2 anos de garantia contra defeitos de fábrica. Se tiver problemas, entre em contato e iremos te dar o suporte necessário!